Marina Pires - A Gloria Estefan brasileira em On Your Feet!

Ela é a única brasileira no elenco americano do musical que conta a história de Emilio e Gloria Estefan.
A gente conversou com Marina Pires, e pudemos saber um pouco sobre a sua trajetória
até alcançar o sonho de ser uma das atrizes a interpretar Gloria Estefan
na turnê americana de On Your Feet! Confira abaixo.

GEB: Onde você nasceu? Onde foi criada?
Marina: Eu nasci em Goiânia/GO e fui criada em West Palm Beach na Flórida.

GEB: Como você iniciou sua carreira artística?
Marina: Eu comecei a aprender violino quando eu tinha 7 anos de idade. Foi isso que fez com que eu me apaixonasse pela música. Com o passar do tempo comecei a estudar teatro e dança, e eventualmente o meu foco mudou. Meu primeiro trabalho profissional foi na peça "In The Heights", em Pittsburgh, PA. Nesta época, eu estava no segundo ano da faculdade, a Otterbein University em Columbus, Ohio.

GEB: O que fez você querer trabalhar em musicais?
Marina: A maneira com a qual o personagem pode contar uma história através da música e da dança é o que me fez querer fazer parte dos musicais. É o que continua me atraindo a cada dia. Eu também sou compositora e amo a atenção aos detalhes, coisas que o teatro musical nos possibilita.

GEB: A rotina das apresentações de um musical é certamente muito agitada. Fale um pouco sobre seu dia a dia em On Your Feet?
Marina: A rotina durante a turnê é diferente. Todos os dias, eu acordo às 8:30h, tomo café no meu quarto ou saio em busca de um Coffe shop legal para ter tempo de ler e escrever músicas. Eu sempre amei estudar, então tento dedicar pelo menos duas horas do meu dia ao estudo de alguma coisa. Depois faço alguma atividade física, mas confesso que não gosto muito de academia. Prefiro caminhar, conhecer a cidade de bicicleta ou fazer Yoga. A gente tem tempo para conhecer cada cidade durante o dia, a não ser que tenhamos ensaio marcado. Alguns amigos de elenco costumam cozinhar a suas refeições. Eu nunca fui boa na cozinha, então prefiro conhecer os restaurantes de cada cidade. Após isso tudo, utilizo um steamer de voz para umidificar as cordas vocais, aqueço a voz e vou para o teatro. Após o show, eu janto e vou descansar no hotel com os amigos. Toda segunda-feira é nosso dia de folga, e também dia de viajar para a próxima cidade que receberá a turnê.


GEB: Como foi a experiência de incorporar Gloria Estefan na passagem da turnê em Boston?
Marina: Foi uma experiência tão linda! Minha mãe veio me ver, meu melhor amigo de Nova York e meu namorado também. Conheci muita gente bacana no stage door que disseram ter visto a Gloria dos anos 80 durante a minha apresentação. Eu amo conhecer as pessoas que conheciam ela ou que seguem a carreira dela. O que os Estefan fizeram foi muito especial. Eles espalharam a cultura Latina pelo mundo inteiro, e eu vejo isso em todo mundo que eu conheço no stage door. Realmente um sonho realizado. O Boston Opera House é incrível. Tinha visto meu amigo em Newsies e sonhava com aquele palco. Lindo mesmo! 

GEB: Quando você conheceu a música de Gloria Estefan?
Marina: Eu fui criada na Flórida, e desde menina eu escutava as músicas de Gloria e Miami Sound Machine nas rádios. Minha mãe sempre tocava os discos dela no domingo, bem alto, enquanto todo mundo limpava a casa.

GEB: Qual o seu disco favorito da Gloria? 
Marina: Meu disco favorito da Gloria é "Mi Tierra". O que ela conseguiu criar nesse disco me fez apaixonar por ela como música. Sem contar que os músicos do Miami Sound Machine são muito especiais. Talento puro.

GEB: Qual sua música favorita dela?
Marina: É muito difícil escolher só uma!! Eu costumo a ter fases com as músicas dela. Agora eu estou escutando bastante "Falling in Love (Uh oh)". Amo demais. Me lembra as músicas da HAIM. Timeless!


GEB: Você já encontrou com a Gloria? Como foi essa experiência? 
Marina: Eu ainda não a encontrei pessoalmente, mas não vejo a hora de dar um abraço enorme nela em Los Angeles, e agradecê-la por tudo que ela fez pela cultura latina. Quero muito conhecer a filha dela também! Sigo ela no Instagram e acho ela o máximo. Queria muito escrever uma música com ela!  

GEB: Você sabe de algo sobre o musical estar vindo para o Brasil em breve? Você gostaria de se apresentar por aqui? 
Marina: Eu não sei se o musical tem planos de ir para o Brasil, mas seria um sonho poder me apresentar por aí!! Fiz um curso de verão no Wolf Maia e sempre penso em passar uma temporada em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Morro de vontade de trabalhar no Brasil e conhecer mais o landscape artístico de minha terra. Realmente tenho muito respeito pelos atores brasileiros de teatro, cinema e tv.

GEB: Você já pensou em seguir uma carreira solo como cantora?
Marina: Eu sou cantora e compositora de música folk/americana e teatro musical! Estou escrevendo canções para um EP que será lançado em breve. Por enquanto tenho algumas músicas no SoundCloud. Também escrevi algumas músicas de um show que estreiou off-broadway chamado "A Never Ending Line". Meu próximo projeto é um musical em inglês e português que fala sobre a jornada do imigrante, a presença e supressão da violência doméstica, e a inconsistência da "verdade".

GEB: Você poderia deixar uma mensagem para o público brasileiro?
Marina: Brasil!! Eu amo a nossa cultura! Eu amo o nosso povo! E é com muita gratidão que sou a primeira brasileira a fazer o papel da Gloria. Por ter sido criada aqui, igual a Gloria, não fui exposta ao spectrum cultural brasileiro de primeira mão, mas sei que os ritmos que aprendi quando era menina ficaram comigo. Minha tia que me ensinou MPB, minhas primas me ensinaram a sambar, e minha mãe não me deixava falar inglês em casa. Tudo isso me ajuda a contar a minha história e a história da Gloria. O povo Brasileiro continua lutando por um país melhor e por uma vida melhor, independente das circunstâncias e controvérsias políticas. O povo brasileiro se une em várias partes do mundo e facilmente se torna família. Ajudam uns aos outros, cuidam um dos outros. E fazem tudo com muito amor! Por isso me sinto grata e quero ver vocês na plateia, em alguma cidade por onde passarmos com nossa turnê!!! 

Esta entrevista foi feita alguns dias antes das apresentações no Hollywood Pantages Theatre, em Los Angeles,
local onde viria a acontecer o primeiro encontro de Marina com Gloria.
 

Uma linda, não é mesmo, gente? Temos certeza de que em breve o Brasil inteiro
poderá conhecer o talento e a linda voz de Marina Pires.

Enquanto isso, conecte-se com ela através de seus links oficiais
Instagram: @MarinaMPires
SoundCloud: /MarinaMPires
YouTube: /ttamaluca
Site Oficial: www.MarinaPires.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário